terça-feira, 29 de setembro de 2009

CONHEÇA O IGE

Programa internacional de intercâmbio para jovens profissionais
Fundação Rotária do Rotary International

O que é o programa de Intercâmbio de Grupos de Estudos (IGE)?
O Intercâmbio de Grupos de Estudos da Fundação Rotária do Rotary International possibilita oportunidade única em termos culturais e profissionais para jovens de 25 a 40 anos de idade em início de carreira. O programa oferece subsídios para a viagem de equipes a áreas de distritos parceiros de diferentes países. Durante quatro a seis semanas, os integrantes das equipes conhecem as instituições e o modo de vida do país anfitrião, observam como suas profissões são exercidas no exterior, formam laços de amizades e trocam experiências.


Por que devo participar?
Aqueles que participam desta valiosa experiência adquirem conhecimentos sobre a cultura, história, idioma, comércio e governo do país anfitrião. O IGE oferece aos jovens profissionais a chance de desenvolver qualidades de liderança e aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe. O programa causa impacto na carreira dos participantes em um contexto que valoriza o posicionamento global, provendo oportunidades de networking e amizades duradouras.


Quem tem perfil para participar?
Os melhores candidatos ao IGE são líderes em ascensão que atendem e que possuem interesse por outras culturas. O programa pode ser útil para reconhecer funcionários com excelente desempenho ou para promover líderes potenciais com limitada experiência internacional. Os membros das equipes são provenientes de diferentes áreas de atuação em corporações, pequenas empresas, organizações comunitárias, instituições médicas e educacionais, órgãos governamentais e agências sem fins lucrativos.


Quais são os benefícios para o empregador e a comunidade?
O IGE amplia a perspectiva internacional dos jovens líderes que no futuro estarão à frente das organizações. Ao participar do programa, os membros da equipe desenvolvem ainda mais sua capacidade de comunicação e de troca de informação, promovendo a tolerância e a colaboração entre profissionais de diversas culturas. O intercâmbio utiliza uma abordagem criativa para a resolução de problemas, que na maioria das vezes parte dos próprios membros da equipe, expandindo suas habilidades e promovendo metodologias alternativas para atender as necessidades da comunidade. Além disso, o IGE ajuda indiretamente a promover as empresas ou instituições que empregam os participantes, à medida que as mídias local e internacional veiculam artigos, entrevistas e fotografias relacionadas ao intercâmbio.


Quem é elegível?
Os candidatos devem:
* ter de 25 a 40 anos de idade;
* estar trabalhando em tempo integral, com pelo menos dois anos de experiência em sua área de especialização;
* estar nos estágios iniciais de suas carreiras;
* ser cidadãos do país em que residem e morar ou trabalhar no distrito rotário que envia a equipe;
* ser proficientes no idioma do país a ser visitado ou, no mínimo, no inglês;
* ser agradáveis, eloqüentes, cooperadores, capazes de trabalhar em equipe e motivados quanto às suas profissões;
* ter a capacidade de tirar o maior proveito possível do programa, bem como ser capazes de participar sem problemas de uma viagem internacional.


Quem é inelegível
* Aqueles que não cumprem os requisitos acima
* Parentes de rotarianos - cônjuges, ascendentes e descendentes diretos por consangüinidade ou filhos legalmente adotados.


Como o programa é estruturado?
As equipes, compostas de quatro a seis membros não rotarianos com experiências profissionais diversas, são lideradas por um rotariano experiente. Durante o intercâmbio, que varia de quatro a seis semanas, as equipes visitam empresas, órgãos governamentais e organizações comunitárias no distrito anfitrião, bem como locais históricos e culturais. Além disso, são hospedadas em residências de rotarianos e fazem apresentações sobre seu país de origem e as respectivas profissões. Antes da partida, os integrantes da equipe recebem orientação do distrito rotário patrocinador, que pode incluir treinamento em idioma, prática de apresentações orais, visitas a Rotary Clubs e informações sobre a missão do Rotary International e os programas da Fundação Rotária. O país anfitrião é determinado antes das inscrições e da seleção dos candidatos.


O que é oferecido?
A Fundação Rotária proporciona aos integrantes das equipes passagem aérea de ida e volta para a viagem ao exterior. Os rotarianos anfitriões oferecem alojamento, refeições e viagem em grupo pelo distrito. Cada participante é responsável pelas suas despesas pessoais como visto de entrada no país, presentes para as famílias hospedeiras, uniforme e cartão de visitas, e despesas imprevistas antes, durante e após a viagem de estudos, inclusive viagens pessoais a ser realizadas após o intercâmbio.


Quais são as minhas responsabilidades?
Antes da partida:
* participar das sessões de orientação e reuniões em grupo, e providenciar os documentos necessários à viagem, os quais incluem passaporte, visto, vacinação e comprovante de seguro médico.
Durante a viagem:
* aceitar as decisões do rotariano que estiver liderando a equipe
* dispôr-se a proferir palestras em reuniões do distrito anfitrião
* não afastar-se do grupo durante toda a viagem, exceto quando forem planejadas atividades individuais
* comportar-se sempre de forma a honrar o Rotary e seu país de residência.
Após o retorno:
* submeter relatórios sobre a viagem de estudos conforme requisitado pelo distrito patrocinador e pela Fundação Rotária
* dar palestras sobre as experiências da viagem a Rotary Clubs e outros grupos..


Como posso inscrever-me?
O Rotary Club local poderá oferecer informações pertinentes. A inscrição inicial deve ser feita através de um Rotary Club; formulários enviados diretamente à Fundação Rotária não serão considerados. Os candidatos são selecionados por uma comissão formada por líderes rotarianos.

Sem comentários:

Enviar um comentário